19.12.16

Resenha #1: Oposição (série Stellium #1)

Subtítulo: "Sua maldição só lhe dava um único destino: o Inferno"
Autora: Thaísa Lixa
Editora: Chiado
Ano: 2016
Páginas: 526
ISBN: 9789895167593
Sinopse: Em uma dimensão chamada Constelação, são os supremos Deuses do Inferno que controlam e ditam as regras da sociedade, amedrontando os humanos e os deixando dóceis perante seus poderes nessa e em todas as outras dimensões que existem pelo o universo. Entretanto, por conta de uma traição, o Deus principal e líder, Ahriman, decretou uma lei que jamais poderia ser quebrada: Ele definiu que as diversidades genéticas não existiriam; o que faria a população ter uma aparência padronizada de olhos e cabelo castanho-escuros ou negros.
E assim era, até o nascimento da jovem Lilith, uma menina de cabelo loiro e olhos azuis, acompanhada de uma beleza estonteante e que atraía olhares de todos à sua volta, por sua singularidade e magnetismo pessoal. Tratada desde perfeição até aberração pelas pessoas de seu mundo, Lilith tenta sobreviver em meio a tanta gente intolerante. De uma coisa ela não tinha dúvida: havia sido amaldiçoada. Só mesmo este fato explicaria o motivo de ter nascido com a aparência proibida e de ter macabros pesadelos todas as vezes que dormia.
Lilith pensava isso consigo mesma, não tendo a real dimensão do quanto suas suposições eram verdadeiras.


Nota: 3/5

Resenha:
Resolvi escrever a primeira resenha do blog sobre o livro de uma amiga pessoal minha, a Thaísa! Espero que vocês gostem!

Eu fiquei dividida entre amor e ódio com relação à qualidade do papel, por assim dizer. Veja, é de boa qualidade, mas de uma maneira geral é fino, inclusive a capa e isso faz com que o livro seja bem mais frágil do que as edições mais comuns que a gente vê por aí, porém, faz com que fique MUITO mais leve pra ler, o que se levarmos em consideração as mais de 500 páginas conta muito. 
Com a diagramação e a capa em si, eu fiquei completamente apaixonada. Nota-se que foram feitas com muito cuidado e carinho e isso realmente me cativou. O papel é amarelado e a fonte não cansa a vista.
Thaísa nos apresenta um mundo muito diferente do nosso, uma vez que o território e as pessoas são divididas conforme os signos (inclusive suas aptidões) e os Deuses são reais...E infernais. E gostam de ser respeitados, obviamente. E também, é claro, exigem periodicamente um ser humano como oferenda viva.
Fonte: Facebook da série Stellium
 O livro conta a história de Lilith desde a infância. Uma bailarina muito meiga e inocente, apesar do fato de ter enfrentado várias dificuldades e bullying devido ao fato de ter nascido loira e com olhos azuis, em um mundo onde todos são castanhos. Desde a mais tenra infância ela tem pesadelos com os deuses e isso faz com que fique muito abalada, mas consegue seguir sua vida com relativa tranquilidade... Até que em um momento de sonambulismo atravessa um portal junto com sua irmã e vai parar em outra dimensão que, apesar de não ser o inferno, está habitada por demônios...Que tem humanos como escravos e que torturam e devoram os humanos sem proprietários.
Bem, dizer que o livro da Thaísa não me conquistou seria uma mentira deslavada. A escrita dela é fluída e envolvente e ela descreve e coloca diálogos na medida exata. As dimensões parecem ter sido bem escritas e amarradas e eu não vi nada que ela tenha sido controversa, por assim dizer. Os personagens são bem construídos e carismáticos, apesar de eu não ter gostado da Lilith (desculpem hahaha).
Fonte: Facebook da série Stellium
Poréééém, eu me irritei com alguns aspectos do livro, que se baseiam basicamente no fato dele parecer uma grande introdução. Sim, eu sei que ele é o primeiro livro de uma série e que ele é introdução, mas eu fiquei esperando que algo acontecesse.
Por exemplo, na série Outlander ou na Corte de Espinhos e Rosas, ambas as personagens vão para um mundo que não é o delas, que elas não compreendem bem e que é cheio de perigos...Mas mesmo assim elas não ficam sentadas vendo a vida passar, entende? Mesmo no primeiro livro dessas séries, mesmo o mundo em questão e os costumes e etc sendo ainda apresentados, existe várias tramas dentro de tramas e reviravoltas e tudo que te faz querer continuar lendo....E Oposição não faz isso. É uma trama linear, o que faz com que o livro fique extremamente parado e me fez ficar perguntando o livro quase inteiro onde estavam querendo ir.

 SPOILER- Passe o mouse por cima da parte em branco caso queira ler.
Quer dizer, quem cai no mundo que eu descrevi e além de acreditar piamente em um bando de demônios que se dizem bons, ainda acredita quando esses demônios dizem que não sabem onde é o portal para que elas voltem para o próprio mundo E ficam seguindo o dia-a-dia passeando e trabalhando e ensinando ballet pra demônios???

Enfim, é o romance de estréia da Thaísa, então acho que os próximos serão muito melhores, inclusive porque ela com certeza vai amadurecer muito sua escrita, então eu recomendo que a gente fique de olho nessa nova autora nacional, porque ela promete.
Eu sou um pouco chata e crítica com livros, então espero que vocês não me julguem por isso ahahah

17 comentários:

  1. Olha, o primeiro livro com mais de 500 páginas e ser somente introdução, acho um pouco cansativo. A questão da qualidade do material não me incomoda tanto, porém, sobre este livro em questão, não posso dizer muito, pois não o vi, sei que é chato quando um livro muito grosso tem material ruim.

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de literatura fantástica. Não leio, mas vejo todos os filmes, esse seria um ótimo filme, com um pouco de crítica aos padrões, e as dificuldades de ser diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é!! Tomara que consiga chegar aos cinemas! (sei que é mais dificil pra literatura nacional, mas vai que)

      Excluir
  3. Eu sou louca para ler esse livro, acho a capa lindíssima e a trama me deixa completamente intrigada. Eu gostei da sua resenha, bem sincera e mostrando os principais pontos da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se joga, viu. Estou com expectativa bem alta pros próximos!

      Excluir
  4. Olá... adorei esse negócio de gêmea má e boa... confesso que gostei mais da má haha... eu acho que ninguém deve te julgar pela opinião do livro... porque cada leitor tem uma percepção e essa foi a sua da história... eu achei o enredo interessante... e bem atraente... nem sempre leio essa questões de viagens para outros mundos... mas esse me parece bom... quem sabe eu leia... xero!

    ResponderExcluir
  5. Engraçado, normalmente não são as loiras de olhos claros que sofrem bullying, gostei desta mudança. Não conhecia o livro, mas vou dar uma olhada nele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pela resenha. Eu amei a sinceridade das suas palavras mesmo se tratando de uma amiga pessoal. É disso que precisamos no mundo literário. Sobre o livro parece ser muito bom, pena que fantasia não é meu estilo. Desejo sucesso a autora e ao blog estarei de volta para ler as resenhas dos próximos livros dela. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    A capa me interessou, mas a história, não. E essa coisa de a guria ser a única branca e sofrer "racismo reverso"... desculpa, mas eu tive que rir. Achei ridículo. Enfim, eu não leria, não. Sei que romances de estreia são muito difíceis de serem conquistados logo de cara, especialmente se são o primeiro volume de algo que não vai muito pra frente. Espero que os próximos sejam melhores. E acho que você não tem que se desculpar pela sinceridade, não. É bem melhor assim. Bajular autor, mesmo sendo seu amigo, é uma coisa horrível. Parabéns! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernanda,

    parabéns pela resenha, gostei mesmo. Eu curto literatura fantástica, gostei das suas impressões e sinceridade ao dar nota 3.5 ao livro. Eu animaria em ler a obra, a série Stellium.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Para um livro de estréia ter 500 páginas ele tem que ser muuuuuito bom, senão ou é abandonado, ou as pessoas leem e não querem ler o próximo com medo de ser tão parado quanto o primeiro. Infelizmente não estou lendo muitas resenhas positivas sobre esse livro, então passo a dica.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu tenho bastante interesse em realizar a leitura desse livro, até hoje só li comentários positivos a respeito da obra e além do mais essa capa está um arraso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Fernanda, não conhecia o livro e confesso que 500 páginas para o primeiro livro de uma trilogia/série me deixa um pouco cansada.
    A premissa é boa, mas temo que seja mais cansativa que boa.
    Talvez desse uma chance.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu tenho muita curiosidade em conhecer essa série mas esse número de páginas me desanima tanto! hahaha Mas mesmo assim, acho que ela criou uma história bem criativa e estou com vontade de conferir também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro nem a autora, e concordo quando diz que a capa é linda. Nossa essa questão do livro parecer apenas introdução também me incomoda e muito. E quando você compara com Outlander, que é um dos meus livros favoritos, confesso que ai decido que não sei se leria essa obra. Por mais que seja série, temos que ter acontecimentos que enriqueçam a história e questionamentos por partes dos personagens (estou até agora chocada com a parte em branco haha). Enfim quem sabe futuramente?!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Hummmm
    Olá!
    Bem, achei que vc falou mt pouco sobre o livro, eu não consegui pegar muito da história só pela resenha e não gosto de ler as sinopses, sei que temos que colocá-la, mas prefiro pegar a essencia do livro na resenha mesmo... Uma pena não ter gostado da protagonista.. eu nem teria continuado a ler..
    bjss
    ;)

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu sou muito curiosa, então, fui ler o seu spoiler e confesso que o acontecimento não tem muita coerência. Esse fato e o livro ser parado sem que você soubesse para onde a história estava indo, me desanimou, Por esse motivo, dessa vez eu passo a dica. Mas gostei muito da sua sinceridade.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes com seu comentário :)