3.1.17

Retrospectiva Literária de 2016 da Gêmea Má

Oi!

Segundo o Skoob, meus dados do ano passado foram esses:
O que, na minha singela opinião, está mais que bom! Foi um ano em me dediquei bastante à universidade, mas mesmo assim consegui ler mais que no ano anterior, no qual li menos que 50 (cinquenta) livros.
Além disso, no ranking geral dos meus amigos eu fiquei em oitavo lugar, o que também mostra minha melhora, já que ano passado eu era a décima terceira colocada. Possivelmente. Minha memória não é lá essas coisas pra eu lembrar com certeza ahhahaha

Melhores livros de 2016:
Eu queria selecionar pelo menos 10 livros, que na minha opinião foram excepcionais, mas infelizmente tínhamos combinado de fazer apenas cinco melhores e cinco piores, então... Deve ser tão difícil quanto uma mãe apontar o filho favorito, mas vamos lá hehehe
PS. Alguns desses livros eu não vou resenhar, uma vez que eu li tem um tempo e por isso a resenha não ficaria de qualidade, mas mesmo assim eles merecem entrar na lista

5- Eu, Safiya
O livro é pequeno e de escrita simples, mas ele trás tantas emoções que mereceu entrar na lista.
Ele conta a história de Safiya Hussaini Tungar Tudu,
uma africana simples e boa, mas que teve uma vida muito diffícil e que devido a uma mentira enfrentou o tribunal pelo direito de criar sua filha e não ser apedrejada. A história dela foi contada por muitos jornal do mundo, mas especialmente da Europa. O mundo, sensibilizado por sua história e angustiado pela rigidez de seus algozes, começou a clamar, juntamente de instituições de direitos humanos, que Safiya fosse absolvida da bárbara
pena de morte por apedrejamento.

4- O Condenado
Acho que a maior parte de vocês ainda não sabe disso, mas eu sou super fã do Bernard Cornwell. Além de toda a pesquisa que ele faz para que a ambientação de seus livros seja próxima à perfeição (o que sinceramente é mais do que se pode falar sobre muitos escritores do gênero), ele ainda escreve muitíssimo bem.
Nesse livro, um ex-militar temperamental chamado Ryder é chamado pra ser investigador e provar a inocência ou culpa de  Charles Corday, um aprendiz de pintor que foi acusado de assassinar uma nobre.
Foi a primeira obra policial ambientada no medieval que eu li, e super recomendo.

3- Delirium
Eu li esse livro em inglês e na edição em questão eu achei algumas inconsistências na história e alguns erros de revisão (que vocês vão poder conferir na resenha), mas mesmo assim ele conseguiu entrar na lista de melhores livros.
Basicamente, o livro conta sobre uma sociedade distópica em que meninos e meninas são criados separadas, para evitar que se contaminem com Amor Deliria Nervosa, uma doença muito perigosa. E mais tarde, os cidadãos têm direito e obrigação de fazer uma cirurgia que te torna imune à essa doença. E a história acontece quando nossa personagem principal tromba com algumas coisas e começa a questionar tudo o que lhe tiha sido ensinado.
Gostei do livro principalmente por ser uma distopia que eu 100% consigo ver acontecendo, uma vez que a sociedade dele é muito parecida com a nossa.

2- Corte de Névoa e Fúria
Esse livro fala sobre o que acontece APÓS Feyre salvar a Corte Primaveril e toda Prythian da Maldição que os castigava. E, cara, se você acha que eu gostei do primeiro livro (cuja resenha você pode ler aqui) é porque eu ainda não publiquei minha resenha do segundo livro. Tem de tudo tudo tudo que você pode esperar num livro do gênero e a escrita te prende tanto que você devora o livro...E fica extremamente frustrado quando descobre que ainda não tem o próximo! hahaha Sério, Sarah, não dê uma de George Martin, peloamordadeusa!!!


1- A Música do Silêncio
Você já leu os livros do Patrick? Se não, corre ler. E isso é muito, muito sério. Principalmente se você for fã de fantasia medieval...Se esse for o caso você tem obrigação de ler. E é sério, tá escrito no seu contrato de fã!!
Se você leu, sabe que quando Kvothe começa a frequentar a universidade ele faz amizade com uma menina estranha e fascinante, mas que apesar de viver na universidade, não era aluna da mesma, a Auri.
E bem, esse livro fala sobre o dia-a-dia da menina. É um livro pequeno, verdade...Mas a sensibilidade e a delicadeza que Patrick teve para escrever esse livro (que é da série Crônica do Matador do Rei #2.5) foi tão sensacional que eu terminei o livro em paz, mas triste por ter que me separar de Auri. Pretendo reler esse livro em algum momento esse ano e resenhar pra vocês, porque esse merece a releitura.

Piores livros de 2016:
Eu sinceramente pretendo falar pouco sobre o porque de cada livro ter merecido essa classificação, principalmente porque fazem alguns meses que os li. Vou dizer basicamente o que me desagradou:

5-Beta
É um livro que até tinha os ingredientes pra dar certo, mas além de ser EXTREMAMENTE prevísivel é irritante. Os personagens, sendo clones ou não, são vazios e acho que isso é o pior de tudo. O final, pelo menos, te surpreende minimamente pela reviravolta, mas não acho que valha a leitura.




4- Eve & Adam
É outro livro que tinha muito pra ser bom, mas não foi. Os personagens são rasos, os mistérios mal feitos e há falta de uma storyline...Sem contar que a facilidade com que as pessoas se apaixonam é enervante. E Adam, pobre Adam, aparece em algumas páginas e não serve pra nada direito, nem pra ser um joguete.
Do lado positivo, os autores escrevem de maneira que te prenda a atenção. Mesmo com um livro tão ruim.

3- Floresta de Corvos
A principal coisa que me irritou nesse livro foi o fato de que ele parece um apanhadão de outras histórias de fantasia. Você consegue perceber isso no enredo, em algumas passagens e alguns nomes levemente alterados. Sem contar os mistérios que você logo descobre a solução.
Ark, nosso herói, é fraco e apagado, mas no decorrer da história se torna mais forte...O que é um ponto positivo.
Além disso, o plot twist que acontece no fim do livro te faz ter vontade de saber mais sobre o universo criado, mesmo que a história em si não valha nada a pena.

2- Perdida e 1- Encontrada
Resolvi escrever dos dois juntos porque é o mesmo motivo hehe
Apesar dos personagens de época cativantes e da bela história de amor que Carina criou...Ela criou a personagem mais irritante de todos os tempos: Sofia. Ela acaba perdida em outro século, mas continua agindo como se estivesse no século XXI, com suas gírias, maneirismos e até mesmo maneira de se vestir. E isso só irrita mais quando a desgraça da mulher volta pro passado por escolha própria, mas continua agindo que nem uma desvairada pros padrões da época. Sério, Sofia, o mínimo que você poderia fazer era adequar sua fala e sua vestimenta à época que você está vivendo. Na pior das hipóteses, ia te poupar muitos problemas e antipatias.

Menção especial: A Garota no Trem
E não é que esse seja um livro ruim mesmo, mas ele não é nada demais pra um suspense, entende? E a personagem principal nem sequer é carismática, assim como a escrita da autora não é hipnotizante. Seria um livro ok, se não fosse o hype imenso que teve.
Gente, pra que tudo isso? Sério mesmo.




Enfim, é isso. E que em 2017 seja ainda mais difícil escolher os cinco da minha lista de Melhores do ano.

20 comentários:

  1. Acho muito difícil escolher um top 5 dos livros rsrs... Não conheço a maioria dos que marcou, mas estou com medo de ler e me decepcionar com a garota no trem pelo exato motivo que você colocou... Acho que vou deixar pra ler ele mais pra frente...

    ResponderExcluir
  2. O dia que ler essa quantia vou mandar fazer um banner, o melhor é que suas leituras foram bem proveitosas e até mesmo profundas! Entre suas piores leituras vi que está A Garota no Trem um livro que quero muito ler, mas agora fiquei meio assim... Que 2017 seja um ano de muito mais leituras!

    Beijos
    http://blogpaginasembranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi. Não conhecia o livro Eu, Safiya e fiquei bastante empolgada, me parece um ótima leitura. Os outros de sua lista, já conheço.

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum dos livros citados por você, mas quero ler a série Perdida, A Música do Silêncio e A Garota do Trem. Todos estão na minha lista.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Menina, você leu bastante, hein!
    Ao longo do ano passado também li muito e fiquei muito feliz por isso! O Skoob tem me ajudado muito a organizar minhas metas de leitura.
    Bjss e que 2017 seja ainda melhor!!

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Dos que mais gostou, o único que conheço é Corte de Névoa e Fúria. Quero muito ler o primeiro volume. <3
    Dos que escolheu como piores, li Perdida e Encontrada. E olha, um dos motivos de eu ter amado a sofia foi realmente esse, todos queriam que ela se adequasse o padrão daquela sociedade, mas ela não aceitou. Já no segundo livro, ela tenta, mas vê que ela estaria se mudando para agradar os outros. E pra que isso?
    Ela se tornou umas das minhas personagens preferidas. <3

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  7. Eu li bastante em 2016, foram mais de 110 lidos e tive ótimas leituras, foram poucos os livros que eu não gostei. Ainda não li nenhum dessa sua lista,mas morro de vontade de ler os livros da Carina Rissi.

    ResponderExcluir
  8. De todos da lista só li Perdida e Encontrada e discordo de estarem nesse lado da lista. Eu, particularmente os adoro *-*
    Segundo o skoob eu li 124, mas contando HQ junto. Tirando as HQs, foram 65. A minha média foi de 144 páginas por livro =/ (#xatiada)
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?
    Dos mencionados por vc só li A garota no trem, que achei fantástico! Os outros, alguns até conheço, outros não. Adorei suas leituras, são bem ecléticas! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Esse ano flopei bonito nas leituras por causa da faculdade mas estou com a corda toda em 2017.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia nenhum desses livros, nem os melhores e nem os piores. Gostei de saber a sua opinião sobre eles e o que a desagradou. Eu não sei quantos livros li no ano passado, vou começar a contabilizar este ano.

    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda,
    Parabéns pelas suas conquistas literárias!
    Não li nenhum dos livros das suas listas, mas fiquei bem interessada em alguns dos livros que você citou. :)
    boas leituras em 2017
    beijos

    ResponderExcluir
  13. A música do silêncio é uma das minhas próximas leituras. Patrick é um dos meus queridinhos e só falta esse. Claro, estou esperando ansiosa para continuação. Sabe que sempre achei que essa A garota do trem não é lá tudo isso.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Livros ótimos, e quantos livros!! no ano de 2016 enfrentei greve na universidade então não me dediquei muito a leitura pois estava envolvida no movimento. Esse ano de 2017 quero ler muuuuuuito!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Lemos quase o mesmo tanto, eu li 75. Dos que você leu eu não li nenhum, mas quero muito ler os livros Perdida e Encontrada da Carina Rissi, desse ano não passa.
    Adorei a sua retrospectiva. Espero que esse ano seja repleto de livro maravilhosos.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Fernanda, curti o post.
    Não li nenhum dos livros que você citou, mas Corte de névoa e fúria e a música do silêncio me chamam muita atenção.
    Parabéns pela quantidade de livros lidos. :)

    ResponderExcluir
  17. Olá! Sério que não gostou de Perdida? Sou apaixonada por essa coleção hahah Em relação aos que você mais gostou, conheço apenas A música do silêncio. Pelo visto, temos gostos literários bem diferentes hehe

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Estou louca pra começar a série da Sarah J. Maas! Adquiri o primeiro recentemente e vou colocar na meta de fevereiro, assim como As crônicas do matador do rei.
    Sobre Perdida, comecei a ler e desisti, pois não me agradou em NADA. Essa personagem é super imatura pra idade e fiquei com vergonha alheia (como assim uma personagem da minha idade nunca viu e nem sabe como é uma máquina de datilografar?!). Enfim, ainda pretendo dar uma chance no futuro, pois muita gente ama a Carina Rissi e não deve ser a toa, né? Haha.
    Adorei sua opinião sincera sobre os livros! <3
    Bjos,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    MEU DEUS! Alguém que leu Eu, Safiya!!
    Li este livro faz mais de 10 anos e me recordo que foi uma leitura muito emocionante. Gostei de ver na sua lista!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei a sua retrospectiva do skoob! Infelizmente a minha bugou e apareceu que eu li apenas 13 livros nesse ano que passou :(
    Sério que você não gostou da série Perdida? Sempre vejo falarem mil maravilhas sobre ela! Que pena!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes com seu comentário :)